1 de fev de 2010

Tantos canais e o que assistir.

Muitos me criticam pelo fato de eu assistir alguns desenhos animados ou algumas séries teen. Algumas vezes certas pessoas me encaram com um olhar estranho de você-já-está-muito-velho-para-isso. Segundo eles, eu qualificaria para assistir Criminal Minds, Bones, e CSI. Mas, sinceramente, esses programas são mais infantis do que os que passam no Playhouse Disney.
Séries sobre tentativas de fuga de prisão, aviões que caem em ilhas, ou vampiros que se envolvem em relações amorosas são um retrocesso na estabilidade emocional e (dependendo da série) na capacidade crítico-analítica de um indivíduo.
Por exemplo, ao se comparar Vampire Diaries com Phineas and Ferb, percebe-se que a série sobre vampiros não passa de entretenimento para garotas adolescentes, enquanto o desenho é responsável pelo desenvolvimento intelectual e de caráter de uma criança. Phineas e Ferb são dois garotos criativos, inventores, que, instintivamente, seguem os padrões da meritocracia. O fato dos dois serem muito jovens para, por exemplo, utilizarem engenharia reversa ou para explicarem teoria quântica é recorrente no programa, mas os garotos nunca ficam desanimados e nunca pensam em desistir. Ora, os fãs de Vampires Diaries provavelmente (claro quem sempre há exceções) nunca ouviram falar em engenharia reversa, e provavelmente nunca entenderão teoria quântica, mas um programa infantil consegue ser tão superior que ensina tais conceitos às crianças que têm o Warner Channel bloqueado pelo controle dos pais.
Claro que o enredo dos desenhos é adaptado a crianças, porém é uma atividade intelectualmente mais ativa para um adulto que ficar horas hipnotizado por Two and a Half Man. E obviamente não é toda série infantil que estimulante para a mente (destaco a má atuação em Eu a Patroa e as Crianças e a trama mal-escrita de H2O, Meninas Sereias). E nem toda série adulta é um desastre para a mente (ressalto as maravilhosas sátiras aos costumes ocidentais em Os Simpsons (sim, Os Simpsons é considerado adulto) e em Friends, além disso, CSI até que faz alguns neurônios funcionarem, mas só alguns).

Um comentário:

  1. Não fale mal de CSI e Bones, isso é bom sim!
    Na hora que a gente quer se divertir, a gente não quer pensar muito, e sim tudo mastigado, porque não seria diversão se precisasse lembrar das coisas inúteis da escola, como teoria quântica! Pra que eu ia querer saber isso se vou ser jornalista.
    Eu concordo que H2O é programa pra quem não tem cérebro, mas em algumas coisas você exagerou.
    Gostei da ironia na frase "aviões que caem em ilhas" rsrsrsrsrsrsrsrs

    PS: Phineas e Ferb é um lixo!!! É a coisa mais mal desenhada que eu já vi. O enredo pode até ser legal, não sei, pois nunca vi nenhum episódio, mas o desenho é porco e mal feito.
    E Os Simpsons é uma péssima série, e não tem nada de cultural Só tem um bêbado, uma mãe desnaturada, um menina estranha que toca sax, um delinquente infantil, e um bebê que não faz nada!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails